• Luiza Miccoli

O que esperar dos leilões em 2021 ?


No final do ano passado, li e recebi inúmeras mensagens com perspectivas sobre o ano que estava se encerrando, e diversos anseios para 2021.


Para os leilões, não foi diferente.


O 2º semestre de 2020 apresentou um cenário muito ativo e interessante para esse universo, com a participação de quem já arrematava e de tantos novos que, efetivamente, deram o start.


Ao mesmo tempo, muitos dos investidores (defino assim todos aqueles que adquirem bens em leilões, seja para comercialização ou para uso próprio) se perderam na ansiedade.


Sem saber explicar de fato a razão, mas muito perceptível, o cenário econômico mundial e, principalmente, o brasileiro, gerou um efeito desesperador sobre alguns, em uma corrida frenética sobre muitos que tinham diversos tipos de investimentos e quiseram transformá-lo em bem imóvel (taxa SELIC).


Entretanto, durante esse desespero, muita gente se enganou. E isso de fato aconteceu mesmo, uma pena (o famoso “gato por lebre”).


Era comum ver leilões, tantos judiciais quanto extrajudiciais, que se encerraram com lance vencedor em valores que superavam ou se equiparavam a valores de mercado em transação particular.


A euforia foi tamanha que muita gente se enganou, infelizmente.


Alguns, ainda, acreditaram que o mercado estava refletindo os efeitos da crise da Covid-19, o que era impossível, dado o tempo de decurso entre os fatos.


Claro, ainda é temerário afirmar que 2021 trará, infelizmente, os reflexos da pandemia para o setor de leilões de bens imóveis, dada a morosidade do Poder Judiciário brasileiro e o excesso de volume de contratos de financiamento não adimplidos perante as instituições brasileiras.


Mas, para 2021 as apostas estão altas, já demonstrando um panorama positivo para muitos novos investidores que entenderam os benefícios da aquisição de bens imóveis e, logicamente, de bens imóveis por meio de leilões.


Ao mesmo tempo, é necessário trazer ao público desse meio mais conhecimento e informação sobre o que ainda é uma questão longe de estar superada.


Temos um longo caminho de conteúdo, informação e curiosidades sobre o mundo dos leilões para este novo ano.


Vamos com tudo!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NO LEILÃO

©2020 por No Leilão.